sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Resenha "A Culpa é das Estrelas" de John Green

John Green. O que falar sobre John Green? Se eu for começar a falar, vou ficar escrevendo para sempre. 

Hazel Grace foi diagnosticada com câncer terminal quando tinha 13 anos. Ela já estava preparada para morrer com 14 anos, mas por um milagre da medicina, ela conseguiu ficar viva. Hoje com 16 anos ela tenta ao máximo ficar afastada de tudo, de amigo, dos pais, tudo para não causar um grande dano quando ela finalmente vier a falecer. Mas é em um dia no grupo de apoio para adolescentes com câncer que ela conhece Augustus Waters, um garoto bonito e charmoso que parece se interessar por ela. E é nesse ponto aonde a história começa.

Os personagens são muito bem construídos. Hazel tem consciência que vai morrer e não fica se martirizando por isso, pelo contrário, ela acha que ter câncer é só um efeito colateral de estar morrendo. A relação com Gus foi o que ela precisava para voltar a viver. Gus é o personagem que dá leveza ao livro, com suas sacadas e metáforas inteligentes. 

Hazel é apaixonada por livros, e foi esse amor que juntou Hazel e Gus. Os personagens secundários também merecem destaque. Todos te prendem e todos tem uma cena emocionante. É impossível não chorar com esse livro. Augustus é provavelmente o melhor personagem que eu li.

"Só que, na verdade, a depressão não é um efeito colateral do câncer. É um efeito colateral de se estar morrendo. (O câncer também é um efeito colateral de se estar morrendo. Quase tudo é, na verdade.)" Pág. 11

A Culpa é das Estrelas não é um livro leve. Ele trata de assuntos pesados e em como as pessoas a sua volta tratam esse assunto. É um tema pesado e triste mas é uma leitura reflexiva e maravilhosa.
Queria que essa resenha tivesse saído melhor mas quando você lê um livro tão bom, que te faz ficar pensando e que depois de ler você tem que tirar um tempo pra você não é fácil. Nessa resenha não escrevi nem metade de como me senti e nem consegui escrever todos os quotes que gostei por que é praticamente o livro inteiro. Ler esse livro foi a melhor experiência que eu tive. Obrigado John Green. 

A Culpa é das Estrelas foi o primeiro livro do John Green que eu li e quero ler todos! A experiência que temos ao ler esse livro é incrível. Você vai rir, você vai chorar. Vai chorar de felicidade e vai chorar de tristeza mas vai valer a pena.

“Não sou formada em matemática, mas sei de uma coisa: existe uma quantidade infinita de números entre 0 e 1. Tem o 0,1 e o 0,12 e o 0,112 e uma infinidade de outros. Obviamente, existe um conjunto ainda maior entre o 0 e o 2, ou entre o 0 e o 1 milhão. Alguns infinitos são maiores que outros… Há dias, muitos deles, em que fico zangada com o tamanho do meu conjunto ilimitado. Eu queria mais números do que provavelmente vou ter.” Pág. 235

Editora: Intrínseca
Páginas: 283
ISBN: 8580572266

Nenhum comentário:

Postar um comentário